CONSTRUÇÃO DE USINAS HIDRELÉTRICAS E IMPACTOS GERADOS

A energia hidrelétrica é considerada um tipo de energia limpa, uma vez que não há geração de resíduos contaminantes em sua produção, ao contrário do que ocorre em usinas termelétricas movidas a carvão, por exemplo.

No entanto, grandes impactos ambientais são gerados com a construção de uma hidrelétrica, principalmente relativo à área de inundação provocadas pela barragem. São várias comunidades que são obrigadas mudar o local de sua moradia, animais fogem para refúgios secos, além da perda de diversas árvores devido à grande área de inundação.
Além disso, usinas hidrelétricas são um grande desafio em sua construção. São necessárias grandes fundações e um enorme volume de concreto para a construção das barragens. Construção de hidrelétricas é uma obra de grande porte e desafiadora para a construção civil.
Tendo em vista essa perspectiva, dois engenheiros da CHESF irão compor a Sessão 4: o engenheiro Guilherme Rocha Peplau, ex-membro do PEC, com mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos (UFPE); e o engenheiro Sandro Inácio C. da Cruz, formado em engenharia civil pela UERJ com mestrado em Geotecnia de Barragens pela UFOP.
Quer saber mais sobre a construção de uma usina hidrelétrica e seus impactos ambientais gerados? Se inscreva na Sessão 4!

PATROCÍNIO DIAMANTE

Braskem Sebrae

PATROCÍNIO OURO

Algás GAMA
 

PATROCÍNIO PRATA

Ademi-al

APOIO

LEMA INBEC Bodega do Sertão
MACEIÓ - ALAGOAS - BRASIL,
contato@conecte2013.com.br

Programa Especial de Capacitação Discente - PEC
Centro de Tecnologia - CTEC
Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Cidade Universitária - Campus A. C. Simões . Tabuleiro do Martins

O CONECTE SERÁ AQUI

CONECTE AQUI

FacebookTwitter